Casas e Condomínios

Para linhas residencias trabalhamos com a tecnologia de micro inversores.

As vantagens de utilização de micro inversor são:

- Tempo de garantia muito maior do que inversores tradicionais; Geralmente a garantia é de 12 a 25 anos.
Obs: A garantia do inversor tradicional geralmente é de 5 anos e corresponde a 30% do custo do sistema tradicional. Ou seja, geralmente em 25 anos você pode ter que trocar um inversor string pelo menos 3 vezes.

- MPPT por placa solar – O uso de Micro Inversores permite que nossos técnicos solares criem um arranjo de painéis em várias áreas do telhado – tanto em diferentes orientações quanto em diferentes ângulos. Inversores “de parede” não permitem arranjos configurados desta forma, pois todos os painéis funcionariam no mesmo nível de potência do painel instalado na posição mais desfavorável.
Isto quer dizer que cada placa gera energia independente da eficiência das outras placas, ou seja, se uma placa está gerando menos energia a outra não é prejudicada.
Obs: No inversor tradicional se uma placa der defeito todas às outras placas irão gerar energia de acordo com a placa que está gerando menos. Isto se deve ao fato das placas estarem ligadas em série. O mesmo acontece se alguma placa estiver com muita sujeira, todo o sistema irá gerar de acordo com a placa de menor rendimento.

- Monitoramento individual por placa – Você consegue visualizar no monitoramento quanto cada placa está produzindo e produziu, e se por um acaso alguma placa estiver gerando menos energia ou não estiver gerando energia, você consegue visualizar e fazer uma rápida manutenção;
Obs: Com relação aos inversores convencionais, você só consegue visualizar a geração total do sistema. Sendo assim, se você tiver problema em alguma placa todo o sistema irá parar de funcionar. Você terá que chamar um profissional para testar placa por placa para saber qual que está com problema. Isto gera um custo muito maior de manutenção com relação à tecnologia MLPE.

- Facilidade de expansão do sistema – Na tecnologia MLPE você consegue fazer um sistema pequeno e aumentar aos poucos, de acordo com sua necessidade e disponibilidade financeira. Isto se deve porque você consegue ir adicionando micro inversores e placas de diferentes potências sem prejudicar a produção das mesmas. Você pode aproveitar todos os ganhos de tecnologia nos próximos anos.
Obs: No sistema tradicional se você faz um sistema e quiser aumentar você fica bastante limitado de acordo com as limitações do inversor tradicional. As adições de novos painéis normalmente exigem que o inversor seja substituído. Caso a configuração permita adicionar mais placas, estas ficam limitadas a produção das placas de menor potência. Ou seja, se você adicionar uma placa de 400W em um sistema com placas de 335W, as placas de maior potência irá produzir sempre igual as placas de menor eficiência do sistema.

Faça dowload do estudo! Clique aqui.

ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO

Você já entendeu que com a implementação de um sistema fotovoltaico você economiza até a 95% da sua conta de luz e que o retorno financeiro está vindo cada vez em menos tempo,certo? Entendeu os diversos benefícios e avaliou que será um excelente investimento para você e sua famíliaa. Agora vamos explicar como serão os próximos passos.

1 - Procure uma boa empresa

Procure uma empresa próxima de você que possui experiência e que possa te dar assistência técnica. Projetos como este requerem conhecimentos específicos e existem empresas de engenharia prontas para atender às suas necessidades.

2 - Dimensionamento do sistema

O segundo passo é saber o tamanho do sistema que você vai precisar para poder atender as suas necessidades. Para fazer isto, você deve enviar para a empresa escolhida a conta contrato da conta de energia para que ela possa fazer uma média do seu consumo nos últimos 12 meses. Também é importante que a empresa verifique a área de instalação, orientação do telhado, tipo de telhado, estrutura do telhado, nível de tensão da rede, parte elétrica, etc, para que seja escolhida a melhor solução em equipamentos para você.

3 - Solicitação de acesso junto à concessionária

Antes que o sistema seja instalado é necessário fazer todo o projeto elétrico do seu sistema por uma equipe especializada. No projeto deve constar todas as informações dos equipamentos e da instalação, devendo seguir toda normatização da concessionária da área de concessão. O projeto deverá ser enviado para concessionária para que ela aprove a conexão do sistema à rede de energia dela.
Obs: Sistemas de energia off grid, ou seja, que funcionam sem conexão à rede elétrica da concessionária não precisa de aprovação da mesma.

4 - Instalação do sistema fotovoltaico

É muito importante que a instalação seja feita por uma empresa especializada. Antes da execução em si, já deve ser planejado todo o processo de instalação, para que a instalação seja a mais rápida possível e não atrapalhe o dia a dia dos moradores. Uma boa instalação vai garantir uma ótima vida útil dos seus equipamentos. É fundamental que sejam usadas excelentes proteções elétricas para o seu sistema.

5 - Monitoramento e manutenção do sistema

Com o sistema instalado, você mesmo pode fazer o acompanhamento da produção de energia do seu sistema no seu computador ou até mesmo pelo celular, por meio de aplicativos. Com a tecnologia MLPE você consegue ver a produção de energia individual por placa. Com esta tecnologia o valor de manutenção fica muito menor do que a tecnologia convencional, já que você consegue identificar qual placa está mais suja e qual está com problema e pode ir direto ao problema.

6 - Conclusão

Produzir a sua própria energia é o futuro e se você tiver uma empresa certa e as atitudes preventivas adequadas ficam muito mais simples do que você imagina. Você pode ser ecologicamente correto e ainda economizar uma boa quantia em dinheiro para realizar projetos futuros, como viajar, pagar a faculdade do seu filho e até mesmo comprar uma casa.

Se deseja verificar qual a viabilidade de um projeto para sua residência sem compromisso, faça a solicitação de um orçamento através do nosso formulário!